ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Friday, July 21, 2006

Palácio de Ferro - Luanda


Palácio de ferro - Luanda
Edifício desenhado pelo engenheiro Gustave Eiffel nos finais do século XIX e localizado na zona baixa da cidade de Luanda.
É um edificio de grande beleza, com dois pisos e sótão, cingido por uma varanda contínua, ao nível do 2º piso, apoiada por um sistema, delicadissimo, de estruturas em ferro à vista. Esta varanda cria duas faixas de sombra ao longo do edifício, num esforço de integração ao clima tropical.
Toda a estrutura de ferro à vista (ferro fundido) desenvolve-se com aspectos visuais, comparados à filigana da joalheria, atinge o seu apogeu na definição da entrada, reforçada por frontões e escada, expondo de forma inequívoca o eixo de simetria do edifício.
A arquitectura de Eiffel foi uma autêntica revolução do seu tempo, e caracteriza-se pela predominãncia de dois materias de características opostas - o ferro e o vidro - que convivem numa harmonia de rara beleza.
Neste edifício, o vidro não surge com importância especial, desconhecendo-se se isso, corresponde ou não ao projecto. Como já abrigou diversas funções ao longo de um século, é provável que alguns elementos arquitectónicos já não correspondam ao edifício original.
Anabela Quelhas (Osíris)
editado em www.sanzalangola.com em 12/01/2006

0 Comments:

Post a Comment

<< Home