ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Tuesday, September 05, 2006

Casa de chá da Boa Nova

A Casa de Chá da Boa Nova
Leça da Palmeira - Porto
Autor: Arquitecto Álvaro Siza Vieira
Projectada e construída (1958-63) num importante período de transição da arquitetura portuguesa. O acesso é feito a partir do parque de estacionamento, através de um sistema de plataformas e escadas perfeitamente integradas.
A entrada localiza-se na zona virada para a estrada, apresentando uma arquitectura sóbria e discreta, não se adivinhando a importancia desta obra, nem como ela se integra e interage com os rochedos e com o mar."... Pela beleza do local onde se encontra, pela integração quase despercebida nesse ambiente, pela sua escala, e volume, é um trabalho feliz e perfeito.
É um local único, de privilégio,....
É inesquecivel o café depois do almoço ou o copo ao fim da tarde, com um pôr-de-sol único, nos sofás de pele cor de chocolate, com o barulho do mar nas rochas que o envolvem.
" António Jorge Tavares, in Cinco minutos com Siza Vieira. (....em vez de barulho do mar, eu escreveria.... a musicalidade cadenciada e permanente do mar, a envolver as rochas que nos habitam.)
Anabela Quelhas

0 Comments:

Post a Comment

<< Home