ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Friday, September 01, 2006

Reino Maravilhoso

Dedico, este texto de Torga, especialmente a todos os sanzaleiros, que teclaram comigo no último domingo (06/01/29), partilhando a sua alegria pelo inédito fenómeno metereológico, de nevar nas terras do sul, mas desconhecedores do REINO MARAVILHOSO onde me encontrava.
"Vou falar-lhes de um reino maravilhoso.
Embora haja muita gente que diz que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo.
Vê-se primeiro um MAR DE PEDRA.
Vagas e vagas sideradas hirtas e hostis, contidas na força desmedida pela mão inexorável de um deus genesíaco.
Tudo parado e mudo.
Apenas se move e se faz ouvir o coração no peito, inquieto, a anunciar o começo de uma grande hora. De repente rasga a crosta do silêncio uma voz atordoadora: "- Para cá do Marão mandam os que cá estão!...". Segue-se um calafrio. A vista alarga-se de ânsia e de assombro.
Que penedo falou? Que horror respeito se apodera de nós? Mas de nada vale interrogar o grande oceano megalítico, porque o nume invisível ordena:
- Entre! A gente entra e já está no Reino Maravilhoso.
"Antologia de textos de escritores do século XX - Miguel Torga in Portugal a Terra e o Homem.
Editado em www.sanzalangola.com em 31/01/06

0 Comments:

Post a Comment

<< Home