ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Thursday, August 24, 2006

Keridos kandengues - Santiago Calatrava

Certo dia, visitando uma obra de Santiago Calatrava, ia tecendo comentários sobre a mesma, apresentando-a para a família que me acompanhava, especialmente para AQ, uma kandengue já crescida, ainda ante-projecto de arquitecta (doença hereditária pela via feminina).
Mais familiarizada com o projecto, eu evidenciava formas e funcionalidades, alertava para certos pormenores, tentanto rentabilizar ao máximo a oportunidade desta visita, mas esquecendo que HB, ainda muito pequeno, não alcançava o significado desse palavreado abstracto/arquitectónico.
HB ia prestando alguma atenção, mais esmagado com a escala tão afastada do seu pequeno mundo, do que pelo interesse de observador consciente; ia olhando o que podia, nem sempre estabelecendo as relações correctas entre as palavras, o seu significado e o espaço.
Até que referi, o facto daquele espaço ser doptado de equipamento orientador para invisuais, indicando a sua localização, e evidenciando a urgência em facilitar a circulação destas pessoas (sempre esquecidas ou relegadas para 2ºs planos) pelos edifícios e pelas cidades.
HB foi ficando para trás, até que a sua ausência foi notada, obrigando-nos a recuar até ele.
HB mostrava-se contrariado. De olhos fechados, passava teimosamente as suas pequenas maozitas no relevo, do tal sinalizador para deficiêntes visuais.
- Ela fala, fala... diz que isto é para os cegos verem, e eu não vejo nada! Afinal o que é eles vêem? Eu não vejo nada!!!
Moral da estória: Nem Santiago me vale, muito menos Calatrava!
Mãe Osíris (Bjinhos para todas as crianças do mundo)
editado em www.sanzalangola.com em 29/01/06

0 Comments:

Post a Comment

<< Home