ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Thursday, August 17, 2006

A guerra das cidades



A guerra com que se entretêm e divertem os meus vizinhos sanzaleiros, faz-me recordar aquela pequena guerra:

- o meu Porche é melhor que o teu… mas eu também tenho um Mercedes Benz, um Matra Sinca e um Lamborghini…

que afinal não nos leva a rigorosamente nada! No entanto é uma guerra saudável porque nos faz despertar as inquietações e as emoções que nos ligam aos lugares, aos sítios, às ruas… que por coincidência ou não, se centram num país, único no mundo, ANGOLA.

O que nos faz apreciar mais uma cidade do que outra?
Opção puramente estética?

O equilíbrio existente ou não, entre os espaços construídos e os espaços livres?

A ortogonalidade característica da malha urbana das cidades tipicamente novas?

A arquitectura orgânica ou a arquitectura planeada?

A toponímia?

A gastronomia?

O futebol?

As árvores que sombreiam as ruas?

A história que emerge em cada esquina?

Serão estes os parâmetros que nos fazem oscilar entre os conceitos de o mais ou menos bonito?


… bebo serenamente o meu chá verde, gostosamente lapis lazúli…


Cidades – povoações de maior categoria de um país, áreas urbanizadas, mais áreas mais densamente povoadas, ….

(cont)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home