ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Thursday, July 27, 2006

Mercado Kinaxixe - Luanda

Mercado Kinaxixe
Data de Construção: 1950/1952
Autor - Arquitecto Vasco Vieira da Costa
O mercado Kinaxixe é uma das obras mais emblemáticas deste arquitecto e da arquietctura com influências Corbusianas, que maior valor internacional, haverá no território angolano. Obra referida nas revistas da especialidade, como uma das mais importantes, efectuada pelos portugueses durante o século XX.
Este arquitecto trabalhou com Le Corbusier *, tal como Óscar Niemeyer, o que, no mundo inteiro não haverá mais de uma dúzia de arquitectos, que possam ostentar essa particularidade no seu currículo, e penso que foi um dos fundadores da faculdade de arquitectura de Luanda. Nome respeitado entre os arquitectos portugueses, que tive a oportunidade de conhecer no final da década de 70, numa das suas visitas à Escola de Belas Artes do Porto.
*Le Corbusier (1887- 1965) - arquitecto francês de origem suíça considerado juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe, um dos mais importantes arquitectos do século XX, lançou as bases do movimento moderno de características funcionalistas, formulando uma nova linguagem arquitetónica que influênciou todas as gerações posteriores.
Shopping Kinaxixe - proposta de construção de um moderno shopping center a localizar exactamente no conhecido mercado Kinaxixe.
O edifício terá seis andares, três dos quais subterrâneos, destinados a estacionamento de 226 viaturas, e outros três para lojas. Àrea total construída - 55 mil metros quadrados.
Os três primeiros andares, com o perímetro totalmente climatizado, terão sete salas de cinema, lojas de brinquedos e espaço de actividades para crianças, alimentação e supermercados.
Valor estimado - 30 milhões de dólares (desactualizado).
As "desatenções" sucedem-se!
Até já a todos,
Anabela Quelhas
Editado em www.sanzalangola.com em 18/01/2006
Quilha:
Ainda bem que o edifício não irá ser demolido, no entanto o seu espaço interior será mesmo assim completamente adulterado.
Mesmo assim teremos:- Intensificação de tráfego naquela parte da cidade (que neste momento penso que já existe trafego em excesso).- Os pequenos comerciantes serão desalojados e transferidos para locais de importancia cada vez mais secundária.
Centros comerciais há imensos pelo mundo fora, também são necessários, evidentemente.
Mercados tradicionais com as características deste, já são muito raros.Veja-se, quem visita Barcelona provávelmente nem irá entrar num centro comercial (só se for para estacionar o automóvel), mas irá certamente visitar e provávelmente comprar, ao mercado S. José nas Ramblas.
Gostaria de ver a foto da maquete, obrigada Quilha.
Até breve,
Anabela Quelhas
Editado em www. sanzalangola.com em 18/01/06
Quilha:
Obrigada pelas imagens. Mas lá está, este centro comercial é igual a tantos outros que existem por esse mundo fora. Tanto pode estar em Luanda, em Tóquio,em Madrid.. apesar de diferentes são todos iguais.
Agora já pensaram o que isto tem a ver com Kinaxixe?
Luanda tem assim tanto património para se dar ao luxo de o converter em centros comerciais? Não estará na hora de aproveitar os edifícios com alguma representatividade, sejam eles de há dois séculos, sejam eles mais recentes, sejam do estado novo ou não... era tão bom que Luanda não copiasse e repetisse os erros dos outros! Pois erros destes infelizmente são irreversíveis.
Até já,
Osíris
editado em www.sanzalangola.com em 19/01/06

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Tomei conhecimento, hoje, da distruição do Mercado do Kinaxixe, pelas imagens da TV e fiquei revoltado contra tudo e todos.
Fiquei a saber que era uma "pérola" da arquitectura moderna, implantada na África Ocidental e também por razões de ordem pessoal (fui à inauguração do edificio com o o meu pai).
Começo a perceber que Luanda está a ficar sem raízes históricas, para as próximas gerações. O poder do dolar fala mais alto .
A.A.

4:56 PM  

Post a Comment

<< Home