Hoje vou partilhar convosco uma experiência arquitectónica, invulgar, exótica e quase única!
Casa de Hundertwasser - a encomenda da Câmara Municipal de Viena ao artista plástico Hundertwasser, possibilitou a concretização da sua utopia.
Hundertwasser é um artista, mas não é demente como se poderá deduzir à 1ª vista - é um grande pensador e por vezes até moralista.
A Câmara de Viena ao pedir a Hundertwasser que construísse um lote de habitações sociais na esquina de Lowengasse, não se dirigiu a um arquitecto, mas a um mercador de felicidade, encomendando-lhe uma série de espaços felizes.
Consultem:HUNDERTWASSER - o pintor das cinco peles, TASCHEN (vale a pena entrar no mundo deste senhor!)
A Casa de Hundertwasser foi inaugurada em Setembro de 1985, o sucesso em termos de curiosidade suscitada foi enorme: dizia-se que 70.000 habitantes aguardavam em fila para a poder visitar.
A reacção favorável dos habitantes tem vindo a aumentar ao longo dos anos posteriores. A procura por apartamentos neste lote é 6 vezes superior à oferta, porém não se admitem ricos."Casa de Hundertwasser é refém do seu próprio sucesso. Tornou-se a imagem de marca de Viena pós-moderna, e os seus habitantes queixam-se o ano todo apenas de uma coisa: da invasão de turistas que desembarcam de camionetas repletas. "
0 Comments:
Post a Comment
<< Home