ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Tuesday, August 22, 2006

Casa Hundertwasser


Hoje vou partilhar convosco uma experiência arquitectónica, invulgar, exótica e quase única!

Casa de Hundertwasser - a encomenda da Câmara Municipal de Viena ao artista plástico Hundertwasser, possibilitou a concretização da sua utopia.
Hundertwasser é um artista, mas não é demente como se poderá deduzir à 1ª vista - é um grande pensador e por vezes até moralista.
A Câmara de Viena ao pedir a Hundertwasser que construísse um lote de habitações sociais na esquina de Lowengasse, não se dirigiu a um arquitecto, mas a um mercador de felicidade, encomendando-lhe uma série de espaços felizes.
Consultem:HUNDERTWASSER - o pintor das cinco peles, TASCHEN (vale a pena entrar no mundo deste senhor!)
A Casa de Hundertwasser foi inaugurada em Setembro de 1985, o sucesso em termos de curiosidade suscitada foi enorme: dizia-se que 70.000 habitantes aguardavam em fila para a poder visitar.
A reacção favorável dos habitantes tem vindo a aumentar ao longo dos anos posteriores. A procura por apartamentos neste lote é 6 vezes superior à oferta, porém não se admitem ricos."Casa de Hundertwasser é refém do seu próprio sucesso. Tornou-se a imagem de marca de Viena pós-moderna, e os seus habitantes queixam-se o ano todo apenas de uma coisa: da invasão de turistas que desembarcam de camionetas repletas. "

0 Comments:

Post a Comment

<< Home