ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Sunday, September 17, 2006

ESTEREOGRAMAS

"Um estereograma é uma técnica de ilusão de óptica, onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional utilizando técnicas especiais para isso." Wikipédia
Aqui no nosso rectângulo vermelho e verde, há uns anitos atrás, um jornal semanal, dava como brinde aos seus leitores, pequenas imagens de estereogramas. Este gesto simpático, gerou muita desarmonia familiar, e levou muitos tugas, a estádios de completa frustração, por verificar que não possuíam a tal capacidade de ver a tridimensionalidade das referidas imagens.
As famílias desocupadas, ao fins-de-semana, dividiam os seus elementos, entre os que viam e os "outros".
Ficando o grupo dos que viam, com a sensação de serem iluminados, pertencendo assim, aos eleitos do virtual, e os outros com cara de palhaços, completamente desconcertados pelo esforço inglório de fixar os olhitos e nada lhes saltar do papel.
Eu, pertenci durante algum tempo a um subgrupo dos "outros", que pensava: "estão a mangar comigo!"..., "claro que a terceira dimensão é dada pela posição e cor dos objectos, colocados no suporte, tal e qual como se faz na pintura, explorando a noção de perspectiva".
Um dia, perdida por uma livraria, naquele exercício rotineiro, abre livro, arruma livro, verifico que tenho nas minha mãos um pequeno livro de estereogramas, com a chave de todo o paradoxo vivido pelos iluminados e pelos "outros".
Não o larguei mais!
Esse pequeno livro abriu uma nova janela no meu olhar!
Para já, o prefácio inicia-se com uma frase brilhante, que passo a transcrever:"O cérebro humano é a máquina de realidade virtual mais incrível jamais descoberta. As tentativas feitas ao longo da história para utilizar meios tecnológicos na criação de ilusões tridimensionais têm tentado reproduzir artificialmente, o que o sistema perceptivo humano faz naturalmente.
"Finalmente, alguém explica que, os iluminados, não são afinal iluminados, coisa nenhuma, e os outros, são de facto, muito mais que "tadinhos"!
Afinal todos os seres humanos com dois olhos a funcionar, conseguem ver em três dimensões, dado que cada um deles observa a realidade de forma independente, e as duas imagens se fundem posteriormente no cérebro - princípio da estereoscopia.
Para este fenómeno ter sucesso, ou seja, poder ser visualizada a terceira dimensão, sem a ajuda de qualquer dispositivo óptico, basta relaxar os músculos ópticos e deslocar o ponto de focagem do olhar. Às vezes é necessário alguma prática, o que este livrinho pode dar uma ajuda, já que ensina de forma muito concreta a posicionar o olhar sobre o suporte.
Sobre a história da estereoscopia, pode-se referir que esta, antecede a própria fotografia, referindo-se o ano de 1838, como o ano da invenção do par e do visor estereoscópico. Meus amigos isto já se iniciou há dois séculos atrás, sem ajuda dos PCs!
Os interessados poderão realizar uma busca na net, e encontrarão imensos exemplos que vos irão deliciar.
O livro referido é:"Estereograma" Howard Rheingold, Gradiva Publicações, Lda - 1994
Anexei o tema a este fio porque pretendo escrever de seguida sobre DALI.
Os estereogramas confirmam de forma inequívoca, que ao olharmos para o mundo à nossa volta, há muitas formas de o vermos e de nos relacionarmos com ele, depende apenas da forma como o aprendemos a ver. Nem tudo o que parece é, e nem tudo se esgota naquilo que parece ser.
As nossas verdades, afinal podem não o ser.
Anabela Quelhas
editado em www.sanzalangola.com em 20/04/2006

0 Comments:

Post a Comment

<< Home