Estávamos todos a passar o fim de semana, em casa dos Vôvôs, contagiados pela euforia do bem receber e do ser bem recebido - os problemas ficaram retidos no trânsito de sexta feira, e todos, velhos e novos, compartilhavam uma alegria contagiante.
Só havia um probleminha. Jota Pê, kandengue de 4 anos, tinha um mau acordar! Todos os dias, despertava de mal com a vida, com um génio "do cão", embirrando, durante uma meia hora, com tudo e com todos! A hora de vestir transformava-se num verdadeiro melodrama. Os problemas surgiam donde menos se esperava.... os sapatos, as meias, as camisolas, as calças, .... Como se costuma dizer "... se não era do c. era das calças"!
Estava na cozinha, a preparar o pequeno almoço de Jota Pê, e este entra pela mão da Vóvó, na sua resmunguice habitual, de cara feia, mal disposto ...
Vôvô Quelhas, já farto da cena matinal, presenciada ao longo de vários anos, inteira-se do problema e condescendente fala com toda a paciência com o neto. Este explica-lhe que está aborrecido com comprimento das mangas da sua camisa, não são do mesmo tamanho! Habilidosamente, estende os braços, para comprovar, estendendo mais um braço do que o outro (matreirice, que teimava usar habitualmente), e mostrando as suas mangas desiguais!
Para estupefação minha, vejo Vôvô Quelhas, a munir-se de uma tesoura, e concordando sempre com o neto, resolve acertar os comprimentos. Pacientemente corta um dos punhos da camisa, tornando-o visualmente alinhado com o outro, e reforçando sempre que Jota Pê, tinha toda a razão.
Se eu fiquei estupefacta, Jota Pê quase lhe saltavam os olhitos das órbitas. Em silêncio, viu a sua camisa de xadrezinho azul, a ser mutilda pela tesoura e pela paciência do compreensivo Võvô.
No final, todos concordamos que tinha ficado muito bem, uma autêntica obra de arte, Yves Saint Laurent não teria feito melhor!
Jota Pê, tomou o seu pequeno almoço em silêncio, e passou a acordar com muito melhor disposição!
Moral da estória: AH grande Vôvô! Às vezes é absolutamente necessário e urgente passar da teoria à prática!
Mãe Osíris (bjinhos para todos os kandengues do mundo )
0 Comments:
Post a Comment
<< Home