ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Wednesday, September 06, 2006

Igreja de Marco de Canavezes

ARISTIDES:
IGREJA DE MARCO DE CANAVEZES
A obra de Siza Vieira é realmente polémica, basta consultar os blogs tão participados que existem na net - e ainda bem (nada pior que a indiferença).
No entanto a obra deste arquitecto português tem sido alvo de diversos prémios internacionais, concedidos entre os grandes mestres da arquitectura mundial.
Em arte e mais concretamente, em arquitectura, 2+2 pode ser igual a 5, 6, 78..... e até igual a 4 - é um exercício cognitivo realizado sempre num suporte muito subjectivo, nunca linerar, dinâmico e dialético, oscilando constantemente num processo de opções e decisões estetico formais e funcionais, complicado de gerir, e se possível deverá tender a expressar a cultura do nosso tempo.
Há opções tomadas que nem sempre poderão ser teorizadas pela visualização imediata.
Nada é deixado ao acaso, acredite. Para entender completamente e amar a arquitectura de Siza, é necessário mergulhar nela e sentir no dia a dia os problemas da arquitectura e o processo criativo que envolve o metodologia projectual.
Eu, como ex aluna de Siza, ao longo de 5 anos, arriscaria até a afirmar, que é um processo de aprendizagem e crescimento inteiror.
Ainda sobre a referida igreja, está longe de parecer um quartel de bombeiros, como alguns teimam em chamar-lhe.
É curioso lembrar, que é um projecto feito por um ateu e simpatizante comunista - se é que isto ajuda a esclarecer alguma coisa.
Consultem:
Anabela Quelhas
Editado em www.sanzalangola.com em 14/02/2006

0 Comments:

Post a Comment

<< Home