ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Thursday, September 21, 2006

RABISCOS

Entre a confusão de rabiscos, que habitam o estirador, faço uma pausa, fumando o meu "drums", naquele ritual mecanicamente apreciado, e passeio à volta dos papéis, utilizando pontos de vistas diversificados. Reflicto sobre a intersecção de planos, sobre a estética, sobre a persistência de que é feito um arquitecto.
É tão fácil desistir!
Seria tão fácil desenhar aquelas casinhas de telhadinhos à novo rico, ou os edifícios à pato bravo!!!!.... garages amplas, casas germinadas (germinam meus amigos!!! e como germinam), cozinhas regionais, alpendres, correntinhas nas esquinas dos telhados!!! algumas pessoas gostam!
Como se gosta do mau gosto!!!
Uns azulejos pintados no estilo padeira de Aljubarrota, um laguinho... umas janelas de alumínio que se integram tão bem na nossa paisagem lusitana!!! Mas nem sempre o fácil é bonito, nem o complicado é belo! A perfeição é dificil de atingir! E consciencializa-nos da necessidade de humildade que devemos ter em nós para nos respeitarmos.
Que falta de chá, existe à nossa volta! Nem as aulinhas de religião e moral safaram certa malta!!! Os brasileiros são especialistas em criar frases que espelham bem a falta de ética e de estética que abunda à nossa volta e que alguns orgulhosamente ostentam. Lembro-me de algumas, e sorrio...
Rabisco mais um pouco, dou efeito de sombreado para realçar formas, para ajudar a decisão continuada!
Continuo a minha marcha criativa, mas ainda circular. A avaliação constante que faço de tudo, torna-me numa resistente... que raio de metodologia se apoderou do sangue que me corre nas veias, para todo sempre? Obrigada, meus mestres! para além da resistência física, dada pelos dias mais chuvosos desenhando pelas ruas da cidade tripeira, a resistência da teimosia!... o aprender a não desistir... transformar as derrotas em vitorias! São sensíveis os arquitectos! As arquitectas também..., mas, quando tudo indica o caminho da desistência, renasce a capacidade de começar tudo de novo, com energias renovadas. Uma questão de sobrevivência, dirão uns; será muito para além disso, será uma questão cultural e de rumo que damos à nossa existência para que ela mereça ser vivida.
Mais uma voltinha, espreito pela janela, oiço pela milionésima vez Cohen em "There for you", que me faz sonhar.
Utilizo a cor, para uma aproximação à realidade, rejeito esquiços, reaproveito outros, adiciono pormenores esquecidos, sempre numa procura constante de reforçar qualidades, que têm a ver apenas comigo mesma... alguém me diz "Já foi tempo em que as mulheres não saíam da cozinha!"
Claro que sim, mas uma cozinha é tão importante no funcionamento de uma casa, onde tudo se organiza o mais ergonómicamente possível, onde se equacionam quase todas as tarefas de sobrevivência de um lar!!!... ou será que me disse "tu não és pessoa para ficar atrás dos tachos!". Que diferença fará?
Há cozinhas lindas, belíssimas onde apetece estar e habitar... mas afinal eu tenho é que integrar alçados com cozinhas, distribuídas por vários pisos, e lá fora está a terminar um dia cheio de sol, a cheirar a quente.
Querem lá ver que já está na hora de jantar?... jantar fora, claro!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home