ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Tuesday, September 19, 2006

JOHN MAYALL

Hoje revisitei John Mayall pai do blues branco, e especialmente o seu John Lee Boogie dedicado ao monstro, Jonh Lee Hooker. Aprecio a sua paixão pelos blues, apesar de ser branco e britânico e de Manchester nestas ondas de blues, tudo é importante também, e existem os apesares e os no entantos ... a cor da pele é importante, sim!!!!!
Os blues são um género musical absolutamente negro capaz de despertar a paixão e a admiração dos não negros; as suas origens estão directamente ligadas à emancipação dos negros americanos e que se traduz num lamento sonoro, profundo que não nos deixa indiferentes.
A vasta cultura musical de John, a sua grande capacidade intelectual e a sua técnica instrumental possibilitou-lhe explorar criativamente o boogie-woogie, o jazz e o country.
Nota importante: este grande senhor foi um grande impulsionador na formação de vários grupos musicais e claro de ... Mick Taylor e Eric Clapton.
Mayall esteve em Portugal em Novembro de 2003.
Hoje revisitei John Mayall, recordei a gigantesca nuvem de fumo, iluminada pelas luzes dos estiradores, num ambiente propositadamente escurecido, ao fim da tarde, em S. Lázaro; um outro João que não o Mayall, no seu escape de reorganizar-se, traduzido em musicalmente azul, premiando-nos com estas sonoridades, intervaladas com sabor a rum, ampliando a nossa inspiração através de um verdadeiro feeling e enriquecendo-nos sempre.
Eu não gosto de fado mas amo blues!!!! Permite-me fechar os olhos e perder a noção do tempo...
Anabela Quelhas (Osíris)
Editado em www.sanzalengola.com em 10/05/2006

0 Comments:

Post a Comment

<< Home