ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Wednesday, September 06, 2006

Celeiros

Celeiros
O hábito de acumular produtos resultantes de períodos de abundância, por forma a cobrir as necessidades alimentares nas épocas de maior escassez, é uma herança que remonta ao período do Paleolítico Superior. Esta forma de resolver o problema de armazenamento alimentar, foi um passo em frente na história do homem, pois possibilitou o aumento de população, o sedentarismo, e abriu portas para o desenvolvimento de actividades menos utilitárias, mas de grande importância para valorização do ser humano, como as artes.
As soluções encontradas relacionam-se com o tipo de alimentos a conservar, com o clima e com outras condições naturais, que cada região possui.
Encontramos também em Africa, esta preocupação, solucionada através da criação de celeiros exteriores à habitação, construídos com estacas, isolando os produtos da humidade, dos roedores, formigas e térmites.
Nas zonas em que o nivel da economia agrícola é muito elementar, os celeiros deixam de ser edificios e passam a ser simples recipientes de dimensões reduzidas.
Celeiro Quioco (região da lóvua, Lunda - Angola) - estacaria, planta com forma de quadrado, cobertura cónica, tudo executado em materias provenientes do mundo vegetal.
Celeiro Muíla (Chibia, Huíla - Angola) - recipiente do tipo seira cónica, tecido em fibras vegetais, com tampa, apoiado em estrado de paus, sendo este elevado do solo através de uma estrutura em estacaria com forma circular. (cont.)
CELEIRO MUÍLA (clicar)Anabela Quelhas
Editado em www.sanzalangola.com em 18/02/2006

0 Comments:

Post a Comment

<< Home