ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Tuesday, September 26, 2006

Escola Pùblica, Escola Privada, ainda

Fernando:
É evidente que há interesses mais ou menos camuflados, para desvalorizar a Escola Pública.
No entanto eu e a maioria dos meus colegas, não se revêm certamente no grupo dos maus profissionais, na má qualidade do ensino, ... etc, etc.. - estamos sim, conscientes que a Escola Pública, envolve uma problemática social diferente, por tentar servir a todos, e encontra-se destruturada para enfrentar os problemas de hoje, tentando ignorar o problema da indisciplina e da violência. E não estamos sós!!!! mas não me venham com comparações com a Finlândia!!!Pelo que conheço, efectivamente, há muitos pais que optam pelo Ensino Privado, para que os seus filhos estejam ocupados durante todo o dia, o que facilita a organização familiar, para que frequentem actividades extra curriculares que a Escola Pùblica ainda não oferece e porque evitam aos seus filhos a vivência de alguma violência e indisciplina. No entanto é bom não esquecer, que é através da escola que os nossos jovens se integram no mundo real, e mais, a Escola Publica, com toda a sua complexidade, é factor de algum equilibrio de algumas desilgualdades sociais, e evitando que muitos jovens se convertam em marginais, ou que ingressem no mundo do trabalho infantil.
Eu sou pela liberdade de escolha,... só não entendo porque os impostos dos contribuintes são frequentemente canalizados para apoiar escolas privadas em detrimento das públicas. Ou seja... entendo!::: Mas discordo!!!!
Anabela Quelhas
Luís- As instalações de colégios que abriram há pouco mais de 5/6 anos, ou que procederam a obras de remodelação, usufruiram de fundos perdidos ou de juros altamente bonificados.- Ampliação de fundos documentais de bibliotecas.- Formação, etc, etc-
O orçamento anual do ministério da educação contempla o apoio à privada.
Apesar de todos os problemas, a Escola Pública não se esgota em problemas, há muita coisa positiva que se faz por este país fora, e a escola continua s ser factor de influência positiva, na formação cívica da maioria dos seus utilizadores.
Se consultares alguns documentos sobre insucesso escolar, verificas que a maioria dos alunos que abandonam a escola antes de concluirem a escolaridade obrigatória (15 anos), se convertem em marginais a tempo inteiro ou ingressam no mundo do trabalho infantil.
Eu tambem sempre frequentei escolas públicas, e nunca fui protegida no contacto do mundo real.
Tenho um filho e claro que está numa escola publica... tem colegas indisciplinados, e por vezes vive a violencia da escola, e depois? rapidamente aprendeu a conhecer o que são carências, desigualdades e tem uma lição diária sobre o que é liberdade de decidir.
Um abraço
Anabela Quelhas
Luís
- As instalações de colégios que abriram há pouco mais de 5/6 anos, ou que procederam a obras de remodelação, usufruiram de fundos perdidos ou de juros altamente bonificados.- Ampliação de fundos documentais de bibliotecas.- Formação, etc, etc
- O orçamento anual do ministério da educação contempla o apoio à privadaApesar de todos os problemas, a Escola Pública não se esgota em problemas, há muita coisa positiva que se faz por este país fora, e a escola continua s ser factor de influência positiva, na formação cívica da maioria dos seus utilizadores. Se consultares alguns documentos sobre insucesso escolar, verificas que a maioria dos alunos que abandonam a escola antes de concluirem a escolaridade obrigatória (15 anos), se convertem em marginais a tempo inteiro ou ingressam no mundo do trabalho infantil.
Eu tambem sempre frequentei escolas públicas, e nunca fui protegida no contacto do mundo real.
Tenho um filho e claro que está numa escola publica... tem colegas indisciplinados, e por vezes vive a violencia da escola, e depois? rapidamente aprendeu a conhecer o que são carências, desigualdades e tem uma lição diária sobre o que é liberdade de decidir.
Um abraço
Anabela Quelhas

0 Comments:

Post a Comment

<< Home