ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Friday, September 22, 2006

rotina de um prof

Conheça a rotina de um professor - será que somos previligiados?
- 22 horas semanais a debitar aulas em turmas heterógeneas, normalmente de 25 alunos, onde a sua acção ultrapassa a mera função de transmitir conhecimento cientifico
- resolver problemas disciplinares, de falta de atenção, criar estimulo continuo á aprendizagem, corrigir erros de português, quer na escrita quer na oralidade, ser amigo, promover a multiculturalidade e a formação cívica, leccionar áreas não disciplinares, como Formação Cívica, Área de Projecto e Estudo Acompanhado.
- Serviço de secretaria - registo de faltas, controle de assiduidade dos alunos, contactos escritos ou telefónicos com os encarregados de educação e fazer matriculas.
- Desempenhar funções de director de turma - fazer a ligação aos encarregados de educação, envolvendo disponibilidade para contactos semanais, fazer a ligação com o conselho executivo, gerir os problemas disciplinares, coordenadar a elaboração do projecto curricular da sua turma.
- Coordenadar os trabalhos nos conselhos de turma.
- Desempenhar funções de coordenação de departamento e participar nos conselhos pedagógicos.
- Participar em reuniões diversas (2 por mês) - do grupo e departamento, de directores de turma, de projectos.
- Participar nos conselhos de turma - cada professor tem em média 6/ 7 turmas, portanto ao longo de um ano, terá participado no mínimo em 42 conselhos de turma.
- Organizar visitas de estudo e acompanhar e responsabilizar-se pelos alunos que acompanha.
- Colaborar e promover as actividades que constam no plano anual da escola.
- Elaborar relatórios ou actas de cada actividade em que participa.Realizar actualização profissional.
- Participar em acções de formação profissional sempre em horário pós laboral.
- Organizar processos disciplinares, sempre que sejam solicitados.
- Analisar os manuais que são enviados anualmente pelas editoras, e formular uma avaliação.
- Preparação diária de aulas, que podem ser de 3 níveis de ensino, e planear unidades a médio e longo prazo.
- Correcção de exames, testes e de fichas de trabalho.Preparação de materiais didácticos.
- Criação de fichas, de testes, de exames, respectivas matrizes e planos de apoio.
- Planear a articulação horizontal e vertical de competências.
- Avaliar e criar estratégias de recuperação adaptadas a cada aluno.
- Aulas de apoio
- Criar planos de aprendizagem e aplicar estratégias diferenciadas para alunos do ensino especial
Acrescida de este ano lectivo de:
- Aulas de substituição (um verdadeiro paradoxo! não são componente lectiva, mas afinal devem ser)
E ainda:
- Ser simpatico, inteligente, bem humorado, perspicaz, desenvolto, tolerante, amigo, versátil, organizado, dinâmico.... e estar atento que em relação aos alunos, cada caso é um caso.
- Colegas, acrescentem o que falta, pois a lista está incompleta...
editado em www.sanzalangola.com em 6/06/2006

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