ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Tuesday, September 26, 2006

O Granito

O JL desta semana dedica quase duas páginas à arquitectura brutalista, a propósito da Fundação Calouste Gulbenkian - o edifício da fundação foi um dos primeiros a assumir o aspecto e a textura do betão descofrado, aqui em Portugal.
Tenho uma simpatia especial pela visualização dos materiais de que os edifícios são feitos... e não passa pela perspectiva economicista; è mesmo atracção estética pelas texturas, as cores, as clivagens, a pigmentação dos materiais, e os encaixes resultantes das técnicas construtivas e capacidades estruturais de cada material. Gosto do natural, do autêntico, do verdadeiro, tanto na arquitectura como em tudo na vida. Gosto de olhar, nos olhos das pessoas e mergulhar bem fundo.
Diz-se que esta influência da Escola do Porto, é de inspiração Corbusiana, o que me parece uma análise empobrecida e limitativa.
A "verdade" dos materiais não é uma tendência estética importada de Le Corbusier, faz parte do nosso património arquitectónico, especialmente da zona norte de Portugal.
A utilização de reboco pintado nas paredes, é uma moda que se manifesta apenas a partir do neoclássico/barroco, por forma a obter contraste de luminosidade com as molduras dos vãos de janelas e portas, que se apresentam em granito à vista, mais polido e perfeitamente talhado; preenchendo assim a grande superfície dos edifícios.
A arquitectura popular do norte, tem assumido ao longo de séculos, a visão integral do granito... rocha dura, rude, difícil de trabalhar - e que aos poucos volta a ganhar expressão, na recuperação de alguns edifícios..., mas está a virar moda, e a iliteracia arquitectónica de alguns técnicos, tendêncía para a asneira.
Picar edifícios e desnudar o granito, dando-lhe o tal aspecto rústico, não se concilia com as tais molduras perfeitamente geométricas do barroco ... resulta num mau exercício.
O mergulho no olhar, só é edificante quando se encontra algo genuíno.
Anabela Quelhas

0 Comments:

Post a Comment

<< Home