ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Saturday, October 14, 2006

GARAGEM DE PAI

Garagem de pai - território absolutamente masculino, último reduto das chaves de fenda e dos parafusos .
Este assunto, oscila entre dois grupos extremos: Os do grupo que passaram pelo Maio de 68, e pelo Woodstock numa perspectiva já de fato e gravata, e os outros que viveram as revoluções de boina ajeitada à Che, de punho no ar, aspirando eternamente a um 2 Cv. Ou então, o grupo que assistiu aos primeiros passos na lua, dados por Neil Armstrong, através dum móvel pick up, e os outros que se limitaram a utilizar o pequeno Philips ou Hitachi portátil, enquanto curtiam as ondas da ilha de Luanda.
A garagem à pai dos primeiros, é um espaço assumidamente organizado e limpo.
As latas dos popós, brilham de tanta cera de polimento, e os tabliers tem o aroma de aditivos perfumados de tratamento especial, que a mim têm a capacidade de provocar um bruto enjoo.
Há a cera protectora, polidora, cremosa, cristalizadora, autoshine, a acrílica a líquida, tudo alinhado, mais parecendo uma linha de cosméticos femininos. Ainda há os desodorizantes, os limpa vidros, o silicone, o shampoo, as espumas, os limpa pneus, os limpa plásticos, os limpa vinil (será a mesma coisa?), os protectores líquidos, os reparadores....
Não pode faltar uma colecção de camurças e flanelas cada uma com sua função... bem, estes tem tudo nos trinques, uma organização que reflecte as horas que passam ali encerrados, naquele mundo só deles.
Não se esqueçam da prateleira dos alarmes, kits de luzes, censores, manómetros, buzinas,...
Neste grupo ainda existem aqueles que tem uma frustração mal resolvida, da fase da juventude, quando todo o mundo colava posters do jimi hendrix e melanies à parede. As paredes das garagens á pai , são recheadas de quanto acessório há no Mestre Mako e Merlin que ajude a organização (adoro os quadros de anilhas), intervalados por caixilhos das lojas dos trezentos com ídolos das 2 ou 4 rodas. Não pensem em Valentinos Rossis, ou Montoyas! Mas sim em Juans Fangios, Stuarts e Piquets, Giacomos Agostinis ....
...a junção de várias fotos do titular, na guerra do ultramar - um ou outro faz a cedência ao sogro (para agradar à esposa, num dia de trovoada lá em casa), duma esquadria com mini fotos da tropa, à época da 2ª guerra.
O segundo grupo é a garagem dos bandalhos! Têm a mania de guardar tudo "pois pode ser preciso", mas de forma desorganizada. Adoram exibir aos amigos uma bateria velha, e caixinhas compradas no Lidl, com montes de chaves de fenda, que só estão organizadas, porque são muito preguiçosos para começar e especialmente acabar qualquer trabalho. Tem apenas a tendência de começar... tem espírito de iniciativa, portanto!
Na garagem utilizam-se as velhas estantes da casa, para arrumar aquela ferramentagem toda, mas sem critério - tanto se pode encontrar o shampoo dos carros, como o remédio das formigas, o aparador de sebes, o shampoo do cão, a tesoura da poda, uma fechadura velha, a tal camurça, os desperdícios, etc..
Sei que fazem um esforço para se organizar, confirmado pelo número de sábados de tarde, dedicados a essa actividade. Mas é um esforço inglório, pois eles não tem o perfil de organizados, não adianta!
São compulsivamente desorganizados.
Ali também se pode encontrar a banheira do puto, quando ele era bebé, o skate, as bicicletas, as instruções da rega automática e o caixote da árvore de natal. Estes pais são recicladores, seguem muitas vezes a politica dos 3 erres. Vejam como eles aproveitam os frascos das azeitonas e dos pickles, para arrumar parafusos, as latas do Suchard Express para arrumar aquela tralhinha minúscula que poderá dar jeito um dia destes. O micro ondas antigo dá para arrumar mais uns objectos que não se sabe para que servem.
Aquilo já não é um mundo, aquilo é um universo!
As latas de cera de polimento permanecem cheias, reflectindo a sua falta de paciência. Nem o nosso carro lavam, quanto mais!... Mas sempre se distraem no supermercado, na secção dos automóveis, evitando algum afloramento de complexo de culpa, por ignorar quais os produtos, que são necessários comprar semanalmente, lá para casa.
Mas todos eles adoram receber os amigos naquele espaço! E os amigos parecem que gostam também de ser recebidos ali.
É o seu espaço!
Quando eram crianças não trocavam cromos e cartõezinhos do "abafa"? Pois, isto está na continuação! (já sei, o princês dos Açores vai reagir!)
Não lhes peçam para furar paredes para pendurar cortinados ou quadros! Isso retira-lhes toda a motivação centrada na caixa de ferramentas. Pregar quadros à parede, desconcentra-os, desorganiza-os ainda mais, ficam descompensados e por consequência, começam a embirrar com a massa à bolonhesa que carinhosamente preparamos para os putos, perdem os óculos, acusam-nos de lhes ter tirado o jornal do sitio do costume e no extremo, até utilizamos a gillette deles!
Ainda há aqueles que usam revestimento protector do volante em carpélio, denunciando um gosto muito peculiar (não sei a que grupo pertencem, sei que a sobriedade não é o seu forte), e os outros, que compram todos os meses revistas de automóveis para avaliar o seu reduzido parque automóvel.
Também tenho que falar da absoluta necessidade de alguns, de ter uma bússula, um altímetro, um conta voltinhas e um som em quadrifonia que até parece que em vez duns míseros 3 m2, têm a área dum bruto auditório para sonorizar.
A utilização do gps parece-me ser a novidade que todos os grupos curtem. Há uns anos atrás, era o aparelho de via verde. Hoje é o Gps! É vê-los a programar o aparelhinho minúsculo, apenas para ir tomar a bica ao café do outro lado do quarteirão - é pra treinar e para ver se funciona!
Estas garagens de pai , todas funcionam mal!
As primeiras, porque nem todos os trabalhos merecem provocar a alteração da ordem que aí reina, as segundas, porque demora-se mais tempo a procurar as ferramentas do que a realizar o trabalho.Invariavelmente, entro nestes espaços, de mãos atrás das costas e não ouso tocar em nada, aquilo é um santuário e há que respeitar!
Deixo rolar!
Às vezes o Black & Decker aparece avariado ou as chaves de cruz, evapora-se-lhe a cruz... mas isso são outros quinhentos! São pormenores que prefiro nem falar.
Recuo no tempo, quando os automóveis só atingiam os 120 Km/h, e recordo os cãezinhos que se colocavam na bagageira dos carros, e abanicavam a cabeça, as almofadas em crochet no assento traseiro... hoje ainda temos o terço pendurado no espelho retrovisor, a bandeira a cingir o assento do condutor, pelo menos durante os campeonatos de futebol, mais importantes e os conta quilómetros já vão nos 280, apesar que só podermos comprovar até aos 120 - coisas!
Não esquecer a placa com a identificação do proprietário do veículo, com o S. Cristóvão a proteger, por vezes ladeada pela foto da esposa e do filho, se for único.
Falta-me apurar se os metrossexuais, também curtem garagens...
Sei que os membros destes grandes grupos, tem coisas em comum, por exemplo,
todos querem construir um buggy quando se aposentarem,
não entendem porque é muito melhor ir a janela do lado deles aberta,
porque é muito melhor serem eles a abastecer o automóvel,
não entendem porque eles arrumam muito melhor o popó do que nós,mulheres,
não entendem porque não sabemos onde está o triangulo,
não entendem porque nos basta que os carros andem,
não entendem porque de repente começamos a guardar o carro de marcha atrás
e não entendem porque gostamos de ouvir a antena 3!
....mas nós também não lhes vamos explicar!
Bahhhh!
A. Quelhas (Ufff acabei)
editado em www.sanzalangola .com em 21/07/2006

0 Comments:

Post a Comment

<< Home