ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Wednesday, December 06, 2006

INFERNO COLONIAL (cont)


"Aos pretos de Angola fiz sempre sentir que não admitia nem a desordem, nem vadiagem, nem a falta de respeito aos brancos." (Norton de Matos, "Memórias e trabalhos da minha vida", III vol., 1944) "Devemos organizar cada vez mais eficazmente e melhorar a protecção das raças inferiores cujo chamamento à nossa civilização cristã é uma das concepções mais arrojadas e das mais altas obras da colonização portuguesa." (Salazar, 1933) " Na colonização, como no amor, tudo é grandioso ao começar" (Marcelo Caetano, 1947)
"(Os índios são) verdadeiros seres inumanos, bestas da floresta incapazes de compreender a fé católica (...) esquálidos selvagens em tudo menos na forma humana (...). Se os negros africanos podem ser escravizados, porque não os índios do Maranhão? (...) mesmo que muitos desses miseráveis se suicidassem de raiva como bárbaros."
(Proposta da Câmara do Pará apresentada a Sua Majestade por Paulo da Silva Nunes, procurador do estado do Maranhão, em 1724)
Publicado em www.sanzalangola.com em 12/09/06

0 Comments:

Post a Comment

<< Home