ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Friday, September 08, 2006

keridos kandengues - a politica do utilizador consciente

A infância de HB decorreu na maior democracia doméstica, sem eleições para progenitores, evidentemente, transbordando frequentemente para a anarquia (avaliação posterior), mas embuída sempre na tentativa de aplicar práticas educativas modernas, filosofias progressistas e pedagogias de vanguarda.
Nunca houve armários fechados, espaços proíbidos, livros resguardados, aparelhos içados para cotas superiores, nem relíquias trancadas a sete chaves!Apenas existiram protectores de esquinas agressivas, por forma a evitar, visitas apressadas à urgência do hospital e acumulação de trabalho para o marceneiro e estucador/reparador de ângulos agudos e rectos.
HB desde que se interessásse por algo, podia utilizá-lo! Eu, mãe - pretensamente moderna - absolutamente convicta de certas verdades, dava prioridade à explicação sobre o funcionamento dos objectos, possibilitando à criancinha, a aprendizagem e a interiorização dos beneficios e riscos para a sua própria segurança.
A política da utilização consciente estendia-se ao computador, televisão, vídeo, máquina de lavar roupa, micro-ondas, máquina fotográfia, etc,etc..HB vivia feliz, rodeado de papeis, riscadores, brinquedos e tecnologia quase de ponta, acarinhado pela atenção permanente e vigilante dos papás.
Um lindo dia, HB queixa-se que o vídeo não funciona!
Aquela máquina genial que debitava o Rei Leão, as aventuras de Robinson Sucrué (é assim mesmo que se escreve), Pantera Cor de Rosa e Hitcliff, em certos dias, em sessão quase contínua, recusava-se a obedecer ao pequeno HB, que inconformado, chorava baba e ranho!
O que uma mãe não faz para evitar vasamentos de H2O misturada com cloreto de sódio?!!! Tudo!
Descobre-se que o aparelho enfermo ainda está dentro da garantia, e imediatamente se recorre à firma que assegurou, que o mesmo, era mais resistente que as pilhas Duracell! HB no meio disto tudo, manifesta interesse em resolver a situação, e parece colaborante, até...
Na secção das reclamações, o pai de HB, explica o sucedido, tece as mais sofisticadas considerações teóricas sobre a engenharia electrotécnica, enquadradas no play, rew, ff, pause, stop e eject e divaga sobre a resistência dos materiais ... manipulando, em conjunto com o funcionário de balcão, a digitalidade e a mecânica íntima do aparelho, fazendo inveja a muito obstectra e gastroenterologista.
Eu, por temperamento, mais cautelosa, observo a cena à distância!
De repente, a máquina manifesta contracções uterinas, uma naúsea despropositada, emite sons alienígenas, entra em convulsão profunda, adivinhando-se uma digestão complicadíssima, e eis que apresenta um bruto vómito... recheado por diversos pauzinhos de gelado!
Moral da estória: Nem tudo o que parece é!!!!
Não há fumo sem fogo!
Confie, sempre desconfiando!
(... podem acrescentar à vontade, pois a listagem é grande!)
Mãe Osíris (jinhos para todas as crianças do mundo)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home