ARKIVÃO

ARKIVÃO - espaço para reunir o que vou escrevendo ao longo do tempo, e que se encontra espalhado por aí; arkitectura, referências a terra de origem, divagações disléxicas; tentativa de organização, mas sem critério e por vezes sem cronologia; organização anárKica, incompleta, de conversa da treta, assinada através de diversos pseudónimos.... mas nem tudo estará aqui. Anabela Quelhas

Sunday, September 10, 2006

A violência contra as mulheres continua a ser extremamente comum no mundo. Trata-se da manifestação mais atroz de discriminação sistemática e de desigualdade que as mulheres enfrentam, na lei e na sua vida quotidiana, em todo o mundo. Esta violência ocorre em todas as regiões, todos os países e todas as culturas, independentemente do nível de vida, da classe social, da raça ou da etnia.
A violência dos homens contra as mulheres ocorre muitas vezes em casa, sendo tipicamente perpetrada por um familiar próximo ou pelo companheiro e, depois, silenciada. A violência dos homens contra as mulheres é um fenómeno associado à desigualdade na distribuição do poder entre os géneros, que ainda caracteriza a nossa sociedade. "A falta de igualdade é também uma das razões por que este tipo de crime não tem sido suficientemente denunciado e condenado". Para além das medidas de apoio às vítimas de violência, há também necessidade de "desenvolver estratégias proactivas e preventivas destinadas aos perpetradores da violência e a potenciais perpetradores", incluindo sanções penais.
A violência contra as mulheres, enquanto mães, afecta directa ou indirectamente os seus filhos e tem efeitos negativos duradouros na saúde emocional e mental das crianças, podendo criar um ciclo de violência e maus-tratos ao longo de gerações.
Mas há mais!
Osíris
editado em www.sanzalangola.com em 23/02/2006

0 Comments:

Post a Comment

<< Home